Menu

XFC Foz do Iguaçu e a importância dos eventos menores de MMA

Os grandes eventos de MMA, como o Ultimate Fighting Championship (UFC) e o Bellator Fighting Championships (Bellator), ocorrem sempre em grandes centros, como Las Vegas e Rio de Janeiro. Por isso, apesar da popularidade, milhões de pessoas não têm a oportunidades de assistir, seja pela distância, seja pelo custo. Mas, isso não significa que não existam oportunidades pra quem não pode assistir um UFC, Bellator ou outro evento importante. Eventos menores, de abrangência regional são cada vez mais comuns em diferentes partes do Brasil.

Foz do Iguaçu, por exemplo, já conta com dois eventos de abrangência regional. O Strike Combat, que estreou este ano (2012) e já vai para sua segunda edição em setembro (19/09/12). E mais recentemente o Xtreme Fighter Championship (XFC*), realizado pela Academia Foz Wushu Center (FWC). Com sua primeira edição realizada dia onze deste mês (AGO/2012) e um card de 12 lutas, o XFC foi o 6º evento de MMA realizado em Foz do Iguaçu.

Mais do que meros eventos, é possível presenciar grandes lutas neles. No evento recente do XFC, algumas lutas foram protagonizadas por atletas de alto nível técnico. O público mostrou muita empolgação em todas as lutas, que proporcionaram cenas de grande ação, nocautes e finalizações impressionantes e muita emoção. Isso mostra que assim como a popularidade do MMA vem aumentando, o esporte em si tem presenciado um nível crescente da qualidade dos atletas. E os eventos menores tornam-se importante para que os atletas desconhecidos apareçam.

Assim, eventos como esse são importantes para revelar novos talentos. Muitos dos grandes nomes da atualidade no MMA começaram em eventos menores. Além disso, tais eventos têm servido como laboratório para experimentação de novos estilos de luta, as quais ainda não são expressivas no universo do MMA. Esse foi o caso do Boxe Chinês, que foi bem representado no XFC, em Foz do Iguaçu. Alguns atletas entraram no octógono apenas com a base do boxe chinês contra atletas com base mais forte em MMA – treinados em mais de uma especialidade –, e mesmo quando não ganharam o combate, apresentaram um bom nível de combate.

Além dos aspectos técnicos, tais eventos também são importantes para popularizar e levar os esportes aos mais diferentes lugares, aonde os grandes eventos não chegam. Assim, oportunizam a um contingente cada vez maior de adeptos, torcedores e atletas.

* Não confundir com o evento norte-americano de mesma sigla Xtreme Fighting Championships ou o evento de aeromodelismo, também de mesma sigla, Extreme Flight Championship.

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

Saiba Como Assistir O UFC Online AO VIVO