Menu

Regras do UFC IV: Sistema de pontuação

Todos os rounds serão avaliados e pontuados por 3 juízes que analisarão a luta desde diferentes posições ao redor do ringue ou área de luta. O juiz da luta pode não ser um dos 3 juízes que avaliam.

O sistema de 10 pontos obrigatórios será o sistema standard para pontuar um round. Baseados no sistema, o ganhador do round levara 10 pontos e o perdedor do round levara 9, exceto no caso extraordinário de haver um round empatado que será pontuado 10 e 10 para cada lutador.

Os juízes avaliarão as técnicas de artes marciais mistas, como golpes efetivos, técnicas de grappling, controle sobre uma maior área do ringue ou área de luta, agressividade efetiva e defesa.

As avaliações deverão ser feitas no ordem em que tem sido descritas acima, quer dizer, terá mais importância os pontos por golpeio do que os pontos de grappling, depois virão os pontos de domínio sobre a área de luta, agressividade e, defesa, no ultimo lugar:

Golpeio efetivo é julgado determinando o numero total de golpes legais contactados no rival.
Grappling efetivo e julgado considerando a quantidade de execuções sucedidas de uma projeção e inversão. Exemplos de fatores a considerar são projeções desde posição em pé para uma posição de montada, passar da guarda ate a posição de montada e, por ultimo, lutadores em posição inferior usando uma posição de guarda agressiva.
Domínio e controle da área de luta é julgado determinando quem é quem ta ditando o caminho, a localização e posição da luta no ringue. Exemplos de fatores a considerar são contra-atacar uma tentativa de projeção permanecendo em pé e golpeando legalmente, levar pro chão ao oponente forçando a luta no chão, criar tentativas de submissão perigosas, passar da guarda para montada, e criar oportunidades de golpeio.
Agressividade efetiva significa ter a iniciativa e fazer contacto com um golpe legal.
Defesa efetiva significa evitar ser golpeado, projetado ou contra-atacado em posição de ataques ofensivos.

O seguinte critério de pontuação objetivo deveria ser usado pelos juízes quando estão a pontuar um round:

– um round será pontuado 10-10 quando ambos lutadores pareçam lutar ao mesmo nível e nenhum mostre um claro controle da luta.
– um round será pontuado 10-9 quando um lutador ganhe por pouca diferença, conseguindo um maior numero de golpes legais contactados, técnicas de grappling ou outros movimentos.
– um round será pontuado 10-8 quando um lutador domine claramente a luta com golpeio e grappling
– um round será pontuado 10-7 quando um lutador domine totalmente a luta com golpeio e grappling.

Os juízes deverão usar uma medida variável para reconhecer a quantidade de tempo que os lutadores passam no chão ou em pé, da seguinte maneira:

– se os lutadores passam a maior parte do round no chão, então no primeiro lugar será valorado o grappling e depois o golpeio.
– se os lutadores passam a maior parte do round em pé, então primeiro o golpeio e depois as técnicas de grappling.
– se um round acaba com uma igual quantidade relativa de tempo no chão e em pé, golpeio e grappling serão pontuadas na mesma medida.

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

Saiba Como Assistir O UFC Online AO VIVO