Menu

Cafeína

Pra nos a cafeína é aquilo que nos da uma força extra cada manha. É calculado que o 80 % da população mundial bebe cafe regularmente. Do outro lado, é considerado como o antioxidante mais comum e a droga mais disponível e barata conhecida pelo homem que sem duvida melhora o rendimento fisico.

Ao nivel esportivo, a cafeína esta limitada e controlada do mesmo jeito como os esteroides o a cocaina. O nivel de urina permitido é 12mg/L (equivalente a oito taças de cafe tradicional sempre dependendo do fisico particular do individuo).

Uma quantidade moderada seria umas 250mg por dia. Assim, entre 150mg-600mg por dia estaría o rango que é considerado influente no rendimento fisico. Porém, acima dessa quantidade os efeitos podem se tornar negativos.

Por outro lado, a cafeína estimula direitamente o sistema central nervioso permitindo uma maior alerta e concentração durante umas poucas horas.

No campo profesional a cafeína tem sido testada com resultados mais do que significativos permitindo ao atleta ter uma produção fisica maior mas também uma queima de grasa mais eficiente. Assim os atletas cafeínados obtinham uns resultados 5 % maiores, o que traduzido no MMA pode ser o golpe extra no estado de fatiga que pode decidir o combate.

Alguns treinadores físicos falam que o MMA é 75 % anaeróbio e 25 % aerobico. É claro que um lutador do MMA precisa de explosividade mas, do outro lado, os níveis de ritmo cardiaco podem subir a um ponto considerado como aerobico momentos antes do começo da luta. Quer dizer, nao da para dizer até que ponto o MMA é aerobico ou anaeróbico.

Ao final, segundo os estudos realizados a cafeína teria efeitos claros em atividades dos dois tipos.

Nos efeitos colaterais, no todo mundo veria conseqüências positivas. Alguns veriam o caso em que a cafeína aceleraria o ritmo cardiaco de jeito que o estado nervoso seria ligeiramente incontrolavel e levaria a uma fatiga mais rapida. Alias, para aqueles nao acostumados ao cafe pode desidratar o corpo aumentando a quantidade de urina do mesmo jeito que pode ter efeitos sobre o sonho levando até a depressão ou o sobretreinamento. Mais outro efeito negativo é a acidez no estomago.

Finalmente, para aqueles que usam cafe tem que beber ele só mesmo. Temos provas de como os efeitos positivos do cafe são anulados com os aditivos, cremas e sabores que são adicionados ao cafe.

Ao final, como todo, tem que ser consumido moderadamente e com controle.

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

Saiba Como Assistir O UFC Online AO VIVO