Menu

A cachaça e o esporte

Muitas vezes nos pronunciamos as frases: “Preciso sair um pouco com a galera”, “desligar do trabalho”, “tem sido uma semana difícil”…

Embora não pareça, os lutadores do MMA como atletas e como pessoas humanas tem também essas tentações. Essas duvidas difíceis na hora da escolha. Isso ai é uma coisa que da pra ver no programa reality show “The Ultimate Fighter“. São caras normais, que sentem saudades da família, com vontade de fazer festa cada certo tempo, se dar um prazer na dieta…

Respeito ao álcool, tem certos estudos que mostram os efeitos positivos na saúde humana graças a um consumo ocasional e moderado (vinho vermelho ou tinto). Mas também tem muitos outros que mostram os efeitos negativos no desenvolvimento de rutinas nos atletas.

Ai tem o exemplo dos franceses. Um pais que consome manteiga como ninguém nesse planeta mas que curte o vinho tinto. Dai que tenha aparecido uma nova onda de suplementos entorno a um derivado do vinho: o Reveratrol.

Mas os estudos não param ai. Muitos defendem que esses consumidores moderados do vinho tem bons níveis de HDL ou colesterol bom. Mas outros falam que, justamente, isso aí não vem só pelo fato que bebem de forma moderada, já que esse grupo social também e caraterizado por fazer esporte, descansar bem e cuidar da dieta… logico.

Uma coisa é certa: é muito melhor beber 4 ou 5 drinks durante a semana que ficar cheio de cachaça no sábado e ficar morto nos dias seguintes.

Então a pergunta seria, como o álcool poderia impactar num lutador do MMA?

1.- Repouso: O álcool reduz a qualidade do sono, elemento básico e de grande importância na recuperação do treino..

2.- Testosterona: O álcool pode reduzir a testosterona (elemento básico no crescimento do músculo e na recuperação) e incrementar o estrógeno.

3.- Desidratação: Muitos lutadores de MMA se suplementam com eletrolitos para repor aqueles perdidos no treino a traves do suor. Então, sabendo que o álcool pode causar desidratação, os níveis de hidratação vão cair enormemente.

4.- Gordura: O álcool é considerado como calorias vazias já que não aporta muito nutritivamente. E meia é de 7 calorias por gramo… então, facilmente o atleta corre o risco de adicionar calorias inúteis na sua dieta.

5.- Proteína: O álcool afeta negativamente na síntese da proteína.

6.- Vitaminas e minerais: O álcool seca e acaba rapidamente com muitas vitaminas e minerais o que afeta na recuperação física,´por tanto, no rendimento no treino e ao mesmo tempo no sistema imunitário.

No comments

Deixe uma resposta

UserOnline

Saiba Como Assistir O UFC Online AO VIVO